Machado, Mónica

Portugal, 1966

Nascida em Lisboa, em 1966, Mónica Machado vive e trabalha em Paris desde 1981, onde se licenciou em Belas Artes na École Nationale des Beaux Arts, em 1992.

O carácter surreal e imaginativo da obra de Mónica Machado fornece uma fonte inesgotável de formas e imagens de cunho pessoal, mas com um aspecto formal inspirado no processo ceramista e na imagética da cultura popular.  As suas peças parecem flutuar sobre os seus suportes numa explosão de cores. A cerâmica envernizada é criada, não só como elemento decorativo, mas também como um material flexível que suporta tudo. A harmonia das suas figuras, expressivas e refinadas, resulta da sua impressionante técnica na arte de criar peças em cerâmica. As obras de Mónica Machado requerem um olhar atento a cada pequeno detalhe, e exigem também ser contornadas, visto que nada está na ordem certa; o tema foi transformado, transfigurado e ampliado por inúmeros elementos coexistentes.

“O meu trabalho consiste sempre em encenar objectos… recuperados através do quebrar e da justaposição, etc… para lhe conferir uma nova vida, onde todas as associações se tornam possíveis e o anacronismo se torna a regra do jogo.”

Fonte: Michel Soskine Inc.